sexta-feira, abril 27, 2007

Memórias de Pedra...



In Arquitectura Popular dos Açores

Foto tirada na Rochela em inicios dos anos 80, no lugar onde hoje existe o caminho que conduz ao porto da Praia

quinta-feira, abril 26, 2007

As impressões do viajante (Raúl Brandão, mais uma vez)

"A maior impressão com que sai destas terra metidas nos vulcões, povoados com a montanha por trás a ameaçá-los de submersão, como uma onda de pedra que vai cair na mudez, foi o medo do isolamento; sente-se a gente perdida e só para todo o sempre com o mesmo panorama restrito diante dos olhos. Uma vida inteira ao pé disto sem poder fugir senão para a morte"
Raul Brandão in Ilhas Desconhecidas (1926)

quinta-feira, abril 19, 2007

O Nome de Santa Cruz...


Santa Cruz já existiria antes de existir, isto é, antes de ter o nome que ostenta há pelo menos cinco séculos... Mas Santa Cruz porquê?... Vários autores antigos, baseando-se mais na tradição oral do que numa análise racional dos factos escreveram que a povoação, posteriormente vila, foi fundada no dia da invenção da Santa Cruz, 3 de maio do calendário litúrgico, daí ter recebido este nome... ao aceitar esta explicação facilitista caíriamos no ridículo de ter também de acreditar que todas as ilhas, cabos, enseadas que possuem nomes de santos foram efectivamente avistadas ou descobertas no dia em que se comemora esse santo. Hoje sabemos que na maior parte dos casos não é assim...

A segunda explicação, abordada pelo Padre Vital Dias no seu excelente livro "Igrejas e Ermidas da Ilha Graciosa", parece-me muito mais acertada á luz do que hoje sabemos.

Santa Cruz receberia este nome por nesta altura ser almoxarife um fidalgo chamado Nuno Pailha, natural de Vera Cruz de Marmelar, povoação do concelho de Portel, no Alentejo, da qual o orago era justamente a Santa Cruz... A nossa Santa Cruz receberia assim o nome por influência do dito Nuno Pailha. Além disto sabe-se que o donatário das ilhas, o infante D. Henrique era devoto da Santa Cruz (ou Vera Cruz), embora já tivesse falecido há algumas décadas quando a povoação recebeu este nome que hoje tão bem lhe assenta.

quarta-feira, abril 04, 2007

Salvador


"A unica diferença entre eu e um louco é que eu não sou louco"

Salvador Dali

Santa Cruz


A vila de Santa Cruz aninhada á beira mar, na sua alva pacatez lembra uma qualquer povoação do Alentejo... não fosse pelo Atlântico a espreitar por entre os telhados, pelo negro do basalto ressequido pelo sol a debruar as paredes das casas, pelas gaivotas e pelos cagarros... Mas engane-se quem pense que Santa Cruz é uma vila maritima, igual a tantas outras por estes Açores fora, a geografia ilude. Santa Cruz virou costas ao mar, o unico bairro piscatório, o Corpo Santo, é marginal. As janelas viram-se para o interior, para as terras aráveis, essas sim a maior riqueza desta ilha... e o mar, aqui tão perto, está longe.