domingo, agosto 29, 2010

Fotografias da Graciosa


Praça de Touros do Monte d´Ajuda, em Santa Cruz.

quarta-feira, agosto 04, 2010

Os Aventureiros

Os “aventureiros” chegavam quase sempre de noite e de noite zarpavam. Não se demoravam mais de três dias porque havia outros portos onde ancorar, e as marés não esperam por ninguém. Chamavam aventureiros aos veleiros que de tempos a tempos aportavam na baía.

Lembro-me de um senhor, 60 e poucos anos, magérrimo, ter andado 20 dias perdido no mar e a Graciosa ter sido a sua salvação. Lembro-me de outro aventureiro, em madeira, pintado de preto que cá chegou a vir três ou quatro vezes e lançava âncora em frente ao Boqueirão. O aspecto de barco pirata, como os que víamos nos filmes, dava mote ás brincadeiras da rapaziada, lá no meu caminho.

Será tolice da minha parte, mas parece-me que nas pessoas mais antigas, ainda se notavam reminiscências dos tempos idos em que uma vela no horizonte era motivo de alvoroço e preocupação. Piratas. E estes aventureiros, estes estrangeiros que ninguém percebia e que eram sempre tão breves e tão misteriosos, bem que podiam não ser gente de bem.

Hoje ninguém se espanta quando eles aparecem, quase todos iguais, ninguém se espanta com os nomes de países longínquos, pintados na popa. Iates e iatistas. O mundo abriu-se á ilha e os aventureiros, que se perdiam e cruzavam o Mar em barcos em madeira, fecharam-se num qualquer sonho de tempos idos.

terça-feira, agosto 03, 2010

Fotografias da Graciosa


Abrigo no Porto Afonso

Porque se fez Verão e o Porto Afonso é sempre bonito nestes dias.