sexta-feira, dezembro 02, 2011

boas vindas e velhas pedras...

Houve alguém que sugeriu que junto ao porto da Praia se colocasse um pequeno monumento de boas vindas, que pudesse ser lido em várias línguas por quem aqui desembarca. Nada contra. Só lamento que quem aqui vive se tenha esquecido dos fornos de telha da Rochela, anexos ao porto, que no seu actual estado constituem um vergonhoso cartaz de boas vindas para quem aporta á ilha Branca. Mas esqueçamos os turistas e as aparências se nós, Graciosenses, não damos valor a um património tão valioso e que em tempos idos se constituiu como a mais importante indústria da Graciosa, parte do sustento de dezenas de famílias que nos meses de Verão, de sol a sol, amassavam, enformavam e coziam a telha nestes vetustos fornos, para depois a venderem por todas as freguesias e até para as outras ilhas.



Recuperar e musealizar os fornos de telha da Rochela, seria um merecido reconhecimento do seu valor histórico e arquitectónico e um apelativo cartaz de boas-vindas, mas mais do que isso, seria preservar uma parte importante da nossa memória colectiva. Não há melhor maneira de sublinhar a nossa hospitalidade do que valorizar as marcas da nossa terra, porque placas de boas-vindas, há-as em todas as aldeias; Sensibilidade para com o passado é que se vai tornando coisa rara.

1 comentário:

Júlio disse...

cada vez mais é preciso chamar "os velhos" e as coisas "d'antigamente" para educar e, quem sabe, serem educados pelas novas gerações...

parabéns pela perspicácia dos alertas que tem dado.

Abraço