terça-feira, fevereiro 19, 2008

Ainda os livros...

A propósito de livros, apresento em seguida uma pequena lista sobre alguns dos livros mais significativos que se escreveram sobre a Graciosa desde o século XIX:

Memória Estatistica e Histórica da Ilha Graciosa, de Félix José da Costa, publicado pela primeira vez em 1845 e reeditado em 2007. Este livro é a primeira monografia escrita sobre a ilha branca e traça um quadro bastante completo sobre a sociedade Graciosense do século XIX, debruçando-se sobre ínumeros aspectos, desde a História à industria.

Ilha Graciosa Descripção Histórica e Topographica, de António Borges do Canto Moniz, publicado pela primeira vez em 1883 e reeditado em 1981. Este trabalho segue a linha do anterior, ainda que tenha a vantagem de se debruçar mais sobre as gentes e a História da ilha, do que sobre os números com que se alonga Félix José da Costa. Ainda asim não supera a obra anterior.

A Ilha Graciosa de António Brum Ferreira, publicado em 1968 e reeditado em 1987. Este trabalho é a meu ver a melhor monografia que se escreveu sobre a Graciosa, acresce o facto de ter sido escrita por um dos mais importantes geógrafos portugueses da actualidade, na altura ainda estudante universitário. Além de bem escrita é bastante completa, incidindo sobre a geologia, a geografia, a demografia, a história e a economia da ilha. Passados 40 anos desde que foi publicada continua bastante actual em ínumeros aspectos. Imprescindível mais do que qualquer outro livro para quem queira aprofundar o seu conhecimento sobre a Graciosa.

Ofícios Antigos Subsistentes nas Ilhas dos Açores: Graciosa, de F.P. de Almeida Langhans, publicado em 1988. Trata-se de uma recolha etnográfica feita em ínicios dos anos 80, sobre ofícios que naquela altura estavam a desaparecer. É apresentada sobre a forma de entrevistas e fotografias. Um livro que dá gosto de ler, não só por ser um valioso documento mas para rever caras que há muito não vemos: artesãos e artistas (mas sobretudo pessoas) que tanta falta nos fazem.

Sem comentários: