segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Livros

Numa pequena aldeia do Alto Douro, o meu segundo lar, encontrei um livro sobre o meu lar... Entre uns quantos livros calados numa estante muda de uma acanhada biblioteca vi um que conheço bem: as letras amarelas do titulo gritavam, destacavam-se na capa negra : "GRACIOSA - As tradições e paisagens e uma ilha". Um pedaço da minha ilha, ali, no sítio onde menos esperava... Se um livro percorre tantos quilómetros é por que merece...
O livro do padre Norberto Pacheco é uma das melhores obras que se pode encontrar sobre a nossa ilha, as fotografias recolhidas são uma porta aberta para um passado já distante, outros tempos e outras caras, para uma Graciosa antiga e rural que mudou tanto em tão pouco tempo.
Folheei o livro, aliviei a saudade, triunfante apontei para a capa e disse aos amigos que me aconpanhavam : " A minha Graciosa!".

1 comentário:

Anónimo disse...

Ao ler o seu post sobre o Livro " Graciosa...", não posso deixar de concordar consigo, pois conheço o Livro e tive o privilegio de viver na Ilha Graciosa durante 6 anos.
Joaquim Messias