sexta-feira, novembro 28, 2008

Alto Douro


Adoro o Alto Douro, desde o primeiro dia que contemplei estes socalcos e estes montes íngremes que correm para o Rio. Adoro esta terra agreste quase tanto como a minha terra graciosa e sempre que o tempo me permite corro para lá e esqueço-me de olhar para os ponteiros do relógio, esqueço-me da televisão, do telemóvel e do computador.

Delicio-me com o cheiro a ancestralidade de um modo de vida bem diferente do que conheço, com esta aldeia antiga de granito e xisto que me acolheu, com estas gentes de carácter duro que me tratam como se fosse um deles. E depois esta paisagem… Não há fotografias que consigam captar a vasta imponência destes montes de vertentes sinuosas, que no verão parecem banhadas a ouro e no inverno perfumadas a giesta e a oliveiras prontas para a colheita. Amo este Portugal profundo e ostracizado porque Portugal é aqui.

Sem comentários: