terça-feira, novembro 23, 2010

Incompetência

No site da Rádio Graciosa:

"A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa vai indemnizar a empresa Somague em 280 mil euros, pela empreitada de Construção do Pavilhão Desportivo e de instalações técnicas de electricidade, telefones, gás, águas e esgotos, para além de arranjos exteriores no Complexo Desportivo de Santa Cruz.

Esta verba resulta de um acordo entre autarquia e a empresa que construiu o Pavilhão Municipal, pois devido a erros que havia no projecto, este foi atrasado em um ano.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Manuel Avelar Santos, está a pagar-se, não por trabalhos a mais, mas por erros com que a empresa se deparou no projecto e que obrigou à sua permanência na ilha por mais um ano.
O Pavilhão Municipal, custou cerca de 2 milhões e 280 mil euros à autarquia Santa-Cruzense."


1) Erros de projecto que custaram 280 mil euros deviam ser pagos pelo projectista que concebeu o pavilhão e não pela autarquia.
2) Um ano para emendar erros de projecto. Depreendo que o empreiteiro, ao iniciar a obra, se terá deparado com o projecto de uma barragem. Esse ano foi o tempo que levou a transformá-la num pavilhão.
3) A Somague, ao concorrer à empreitada e assumir o cumprimento do caderno de encargos, não terá tido um gabinete de projectistas que avaliasse o projecto do pavilhão e lhe detectasse e corrigisse as falhas?

Custa-me ver o dinheiro de todos nós a arder num fogo ateado por um incompetente.  



2 comentários:

Anónimo disse...

relativamente ao ponto 3. informo que em lado nenhum do pais existem empreiteiros com um gabinete de projectistas para corrigir projectos.

quem definiu que os erros foram do projectista e resultaram em atrasos de 1 ano?

Anónimo disse...

Presumo que os "erros" a que a notícia se refere e que levaram o empreiteiro a ficar na ilha mais um ano não tenham sido simples emendas. Se estão relacionados com implantações incorrectas, materiais inadequados, solos instáveis etc (isto sou eu a presumir) a culpa será de quem?

Então uma empresa da dimensão da Somague (ou MotaEngil, ou MonteAdriano, ou Soares da Costa)não tem um gabinete de engenharia que possa prevenir erros/falhas nos projectos a que concorrem e ganham e evitar situações deste género?

É que uma coisa é uma obra atrasr-se 3 dias porque o betão não passou na análise ou o tout-venant estava mal compactado, outra é atrasar-se um ano por ...erros no projecto.

Cumprimentos,
Ilha Branca