domingo, dezembro 28, 2008

Os Goonies e Recordações de Infância


Tento pôr as dezenas de cassetes VHS que tenho em ordem. O reinado do DVD atirou-as para a pré-história e agora de pouco valem. Relíquias, mas mesmo assim não me quero desfazer delas, ainda que a qualidade da imagem se degrade a cada ano que passa e o espaço que ocupam naquela estante seja grande.

Encontrei um filme que já não via há muito tempo e que me é bastante querido, Os Goonies, e que marcou indelevelmente os anos da minha infância. Os Goonies narra a história de um grupo de miúdos em busca de um tesouro escondido, guardado num velho galeão pirata. Perdem-se em labirintos, escapam de armadilhas, fogem de uma familia de bandidos que também persegue o tesouro e, no fim, acabam por salvar as suas casas, ameaçadas por especuladores imobiliária.

Não sendo um documento fiel sobre a infância, é um filme bonito sobre amizade e camaradagem e retrata essa infância que eu adorava ter tido. Eu e qualquer um que tenha nascido nos anos 80. De certo modo até tive as mesmas aventuras por que passaram os Goonies; tantas e tantas vezes, com os meus amigos, brinquei à caça ao tesouro e me armei em pirata com espadas de madeira e pala no olho e guardamos tesouros em esconderijos. Uma vez por outra, um joelho rafado, um pé torcido, um par de nódoas negras nas canelas e um puxão de orelhas dos meus pais por sujar a roupa... Nunca encontramos verdadeiros tesouros, mas nada há de mais valioso que as recordações que hoje guardo desses dias já longinquos.

Os Goonies não são certamente o melhor filme de sempre, mas é que já não se fazem mesmo filmes destes...

Sem comentários: