quinta-feira, abril 19, 2007

O Nome de Santa Cruz...


Santa Cruz já existiria antes de existir, isto é, antes de ter o nome que ostenta há pelo menos cinco séculos... Mas Santa Cruz porquê?... Vários autores antigos, baseando-se mais na tradição oral do que numa análise racional dos factos escreveram que a povoação, posteriormente vila, foi fundada no dia da invenção da Santa Cruz, 3 de maio do calendário litúrgico, daí ter recebido este nome... ao aceitar esta explicação facilitista caíriamos no ridículo de ter também de acreditar que todas as ilhas, cabos, enseadas que possuem nomes de santos foram efectivamente avistadas ou descobertas no dia em que se comemora esse santo. Hoje sabemos que na maior parte dos casos não é assim...

A segunda explicação, abordada pelo Padre Vital Dias no seu excelente livro "Igrejas e Ermidas da Ilha Graciosa", parece-me muito mais acertada á luz do que hoje sabemos.

Santa Cruz receberia este nome por nesta altura ser almoxarife um fidalgo chamado Nuno Pailha, natural de Vera Cruz de Marmelar, povoação do concelho de Portel, no Alentejo, da qual o orago era justamente a Santa Cruz... A nossa Santa Cruz receberia assim o nome por influência do dito Nuno Pailha. Além disto sabe-se que o donatário das ilhas, o infante D. Henrique era devoto da Santa Cruz (ou Vera Cruz), embora já tivesse falecido há algumas décadas quando a povoação recebeu este nome que hoje tão bem lhe assenta.

Sem comentários: