sexta-feira, abril 11, 2008

A Fundação de Santa Cruz - Parte I


Quando Pedro Correia da Cunha chegou à ilha para exercer os seus direitos de capitão do donatário encontrou uma povoação principal, a Praia, e provavelmente dois ou três aglomerados menores, dispersos ao longo da costa e isolados uns dos outros. Foi num destes aglomerados primitivos, situado na parte ocidental da Graciosa, que o primeiro capitão decidiu estabelecer a sua residência, contrariando a tendência de polarização do primeiro núcleo de povoamento.


Pedro Correia da Cunha veio encontrar nas bandas ocidentais uma pequena povoação de casebres toscos e cobertos de colmo, dispostos em redor da humilde ermida de Santo André. Este primitivo núcleo do que viria a ser santa Cruz situava-se muito provavelmente entre o actual largo Vasco da Gama, que ocupa a parte mais baixa da vila, e as Fontaínhas
, ancoradouro pequeno mas seguro onde os pescadores da povoação varavam os seus barcos. Seguindo o exemplo do capitão, que trouxe a sua família e criadagem, vieram outros fidalgos para Santa Cruz, também eles com o seu séquito, mais as gentes humildes, sem nome nem riqueza, que aqui procuraram começar uma nova vida. Assim nascia a capital da ilha branca…

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho procurado, sem sucesso, saber a exacta data (dia e ano (1486)) da elevação de Santa Cruz a Vila.
Já pensei ir à torre do tombo numa próxima ida a Lisboa.
Será que por aí se sabe mais qq coisa?
Obrigado.