sexta-feira, novembro 10, 2006

A Casa Tradicional da Ilha Graciosa (Parte I)

Não se conhecem quaisquer descrições da habitação Graciosense anteriores ao século XX, embora referências esporádicas dos cronistas que primeiro escreveram sobre esta ilha, como Gaspar Frutuoso ou Frei Diogo das Chagas, permitam depreender alguns factos. É ponto assente que desde a chegada do primeiro povoador até á construção da primeira casa não terá decorrido muito tempo. As habitações dos colonos não passariam, nesta altura (meados do século XV), de pequenas cabanas de pedra seca cobertas com os materiais vegetais á disposição. Logo que o assentamento se tornou definitivo e se expandiu para o interior começaram a surgir casas maiores, telhadas, erguidas com outro rigor e pertencentes a fidalgos a quem haviam sido doadas terras na ilha.
A tradição oral ainda aponta uma ou outra casa como sendo a primeira que se ergueu na Graciosa, designando-as por “casa do Fidalgo” ou “casa do Capitão” e, pese o facto das lendas e mistificações que sempre envolvem a história local, a verdade histórica não andará longe das estórias contadas pelas gentes; A “casa do Fidalgo”, erguendo-se no centro das melhores terras da ilha, lembra as domus fortis do continente e nada tem a ver com a arquitectura que se desenvolveu na Graciosa.

Apesar de podermos fazer remontar alguns edifícios ás primeiras décadas do povoamento, a maior parte do património edificado foi construído e reconstruído nos dois últimos séculos, devido não só á acção do tempo e á óbvia necessidade de renovação do espaço habitacional como também aos sismos – alguns deles com intensidades de IX e X na escala de Mercali modificada - que de tempos a tempos assolam a ilha, reduzindo freguesias inteiras a escombros e obrigando á sua reconstrução. Assim, não é possível traçar um quadro rigoroso sobre a evolução da habitação na Graciosa desde os primórdios, embora se suponha que a estrutura da casa rural não se tenha alterado muito nestes 5 séculos de História, apesar das vicissitudes a que uma terra destas está sujeita. Importa no entanto salientar uma mudança, que ocorreu a diferentes ritmos de ilha para ilha e de freguesia para freguesia: a substituição do colmo pela telha de meia-cana, facto que implicou a diminuição do declive das águas, alterando deste modo a fisionomia da casa açoriana.

Sem comentários: