quarta-feira, novembro 15, 2006

A casa tradicional da ilha Graciosa (parte III)

Materiais de Construção

Os condicionantes geológicos de uma ilha de origem vulcânica fizeram do basalto o principal material de construção: a lava solidificada é a única pedra que as gentes do arquipélago conhecem e é utilizada quer nas paredes toscas que dividem os “cerrados” quer em exímios trabalhos de cantaria nas casas ricas e igrejas.
O aparelho das casas é constituído por pedras de pequena e média dimensão recolhidas nos terrenos adjacentes, ligeiramente afeiçoadas e assentes em seco de forma irregular, sendo revestidas exteriormente com argamassa e cal. As vergas, ombreiras e cunhais, devido á sua dimensão, são extraídos em blocos das pedreiras e embora possam ser bem lavrados, nas casas mais humildes costumam ser bastante toscos.
A madeira é utilizada em tectos, forros, sobrados e tabiques divisórios. A cobertura da habitação é sempre em telha, de meia cana e de produção local. A maioria das casas, mesmo as mais humildes, são rebocadas por fora (pelo menos na sua fachada principal) e por dentro e caiadas e debruadas com barras de cores vivas, fazendo lembrar as casas do Sul do continente.

Sem comentários: