terça-feira, novembro 14, 2006

Graciosenses ilustres


Não é de estranhar que numa ilha há muito marcada pela diáspora existam filhos desta terra em várias partes do mundo. Dois deles, por sinal pioneiros, participaram no maior feito de navegação de todos os tempos: a viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães. Os seus nomes há muito que caíram no esquecimento e escassos factos podemos apurar e ter como certo acerca da vida destes homens; pouca gente saberá que na Graciosa nasceram João da Silva e Gaspar Dias.
João da Silva era meirinho na nau Conceição e morreu aquando do traiçoeiro convite feito aos navegantes pelo rei da ilha de Cebú nas Filipinas, alguns dias após a morte de Magalhães no combate da ilha de Mactan.
Gaspar Dias era despenseiro da nau Santiago, a qual se perdeu no temporal no estreito de Magalhães, salvando-se a tripulação que foi distribuida pelos outros quatro navios da frota; se Gaspar Dias não foi colocado na nau Santo António, a que depois desertou, podemos afirmar que morreu de doença, como tantos outros durante a viagem.
Fonte: Viriato Campos in "Sobre o Descobrimento e Povoamento dos Açores"

Sem comentários: